A ABORDAGEM DO PROGRAMA DE MINDFULNESS E MOVIMENTOS DE INTEGRAÇÃO (MMI)

O MMI é uma abordagem que utiliza meditação Mindfulness e Movimentos de Integração, combinando meditações estáticas, ativas, concentração e contemplação. O programa de Mindfulness promove o autoconhecimento e a saúde pelo desenvolvimento de habilidades que harmonizam pensamentos, emoções e movimentos corporais.

O curso expande os efeitos da meditação e o seu campo de prática para os movimentos corporais presentes no dia a dia. Para tal, foram desenvolvidas sequências baseadas em movimentos presentes no cotidiano, tais como: alcançar um objeto, girar o corpo, mover a cabeça, etc. Esses movimentos são realizados como meditações ativas.

A prática dos Movimentos de Integração ensina a perceber e a respeitar as tendências do corpo e favorece a quebra de padrões automáticos, possibilitando assim respostas mais criativas às necessidades do momento. Toda essa prática pode e deve ser adaptada às capacidades individuais.

Prestar a atenção a aspectos do corpo – enraizar-se – tem se mostrado muito útil à saúde no mundo tão exageradamente racional e virtual. Esse enraizamento é um dos pilares da Educação Somática a partir da qual os Movimentos de Integração foram criados.