Mindfulness

A meditação Mindfulness pode ser compreendida como uma forma específica de prestar atenção, suspendendo o julgamento e a reatividade. Um aspecto importante a ser desenvolvido é a aceitação de todos os conteúdos que se apresentam à consciência, sejam internos ou externos.

Estabilizar a atenção é, normalmente, o primeiro passo. Para isso, o aluno concentra-se num objeto, por exemplo a respiração, e então, gradualmente, expande-se o campo da atenção. No final da meditação Mindfulness, incluem-se todos os eventos físicos e mentais, tais como: sensações físicas, pensamentos, memórias, emoções, percepções, intuições e fantasias.

Manter essa auto-observação não é fácil, pois a mente tem uma forte tendência para divagar e manter-se preocupada. Por isso, aprender a perder o foco e gentilmente retornar a ele é essencial. Quando se expande o campo de atenção para envolver todos os eventos do presente, nada mais é considerado distração: até a divagação é apenas outro objeto da observação.

meditação mindfulness

OS EFEITOS DE MINDFULNESS

Nos últimos anos, diversos estudos científicos têm investigado os efeitos da meditação Mindfulness sobre estresse, ansiedade, depressão e qualidade de vida. Alguns dos benefícios apontados são:

  • bem-estar
    Promoção de Bem-estar
  • reducao-estresse
    Redução do estresse
  • lideranca
    DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA NO MEIO CORPORATIVO
  • dor-cronica
    MANEJO DA DOR CRÔNICA
  • cardio
    Tratamento complementar em doenças crônicas: diabetes, hipertensão, cardiopatias
  • transtorno
    MELHORA NOS TRANSTORNOS ALIMENTARES
  • emocional
    Aumento da autorregulação emocional e da Atenção
  • indices
    Melhora nos índices de saúde física e mental
  • tratamento
    TRATAMENTO COMPLEMENTAR PARA DIVERSOS TIPOS DE CÂNCER